XI Concurso Nacional de Leitura

Imprimir

XI Concurso Nacional de Leitura - Fase regional no Cadaval

 Na tarde do dia 10 de maio, a nossa escola foi “inundada“ de alunos professores acompanhantes para participarem na fase regional do 11.º Concurso Nacional da Leitura, uma iniciativa da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas e do Plano Nacional de Leitura.

O nosso agrupamento foi representado pelas alunas do 9.º B Beatriz Azevedo, Maria Nunes e Margarida Martins.

Esta fase do Concurso Nacional de Leitura foi organizada pela Câmara Municipal do Cadaval, através da Biblioteca Municipal e contou com a colaboração do Agrupamento de Escolas do Cadaval.

A prova escrita foi realizada no bloco IV e a prova oral no anfiteatro dos Bombeiros Voluntários da Cadaval, após um lanche oferecido pela CM Cadaval durante o qual se celebrou o 11.º aniversário do Concurso com um belo bolo.

A prova oral foi um momento solene, mas descontraído, que contou com a presença de Rodolfo de Castro, “o pior contador de histórias do mundo”, como se intitula, o artista convidado para fazer a apresentação da prova e animar a plateia com as suas divertidas histórias. Estiveram presentes diversas representantes das instituições envolvidas neste concurso a nível nacional e local, tais como o Sr. Delegado Regional de Educação, o Dr. Francisco Neves, o Dr. Manuel Fernando Gonçalves do PNL, a Dr.ª Margarida Oleiro, a Dr.ª Vera Oliveira e a Dr.ª Maria João Guerreiro, da DGLAB, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. José Bernardo Nunes, e a Sr.ª Vice-Presidente, a Dr.ª Fátima Paz. Esteve, ainda presente o nosso Diretor do Agrupamento, o professor Luís Mendes.

Para compor o júri da prova foram convidadas a Professora Isabel Pereira, autora de vários romances e poesia, a arquiteta Joana Botelho, presidente da Associação Gritos da Minha Dança e a poetisa Maria João Cantinho que nessa dia recebeu o Prémio Literário Glória de Sant’Anna. No final da prova, todos os participantes receberam um presente, cortesia da Autarquia.

Para participar neste concurso, os concorrentes leram para além de poemas selecionados de autores portugueses, duas obras: Eu sou Malala, uma obra de caráter biográfico escrita pela própria Malala Yousafzai em colaboração com uma jornalista britânica Cristina Lamb e O Princípio da Noite de Tiago Patrício. Às nossas três representantes o Agrupamento ofereceu as obras de leitura como prémio.

Damos os parabéns às nossas representantes."

 

Tânia Camilo e Helena Prieto

XI Concurso
 
 
XI Concurso
Sunday the 18th. Joomla 2.5 templates.