Eco-Escolas

Imprimir

O Eco-Escolas é um Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável promovido Eco-Escolasem Portugal pela Associação Bandeira azul da Europa (ABAE), Secção Portuguesa da Fundação Ambiental (FEE).


Desenvolvido em Portugal desde 1996, o Programa visa a disseminação de uma meto dologia de abordagem das questões ambientais inspirada na Agenda 21.
Uma escola que adere ao Eco-Escolas compromete-se a desenvolver um conjunto de ações e atividades que deverão envolver os diferentes elementos da comunidade escolar, com especial enfoque nos alunos, nos professores, nos assistentes operacionais, nos encarregados de educação e ainda na comunidade envolvente, nomeadamente o município.

 

Objetivos do Programa Eco-Escolas

Os objetivos do Programa Eco-Escolas são os de encorajar, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental e na sensibilização para a necessidade de adoção de comportamentos mais sustentáveis.
Pretende ainda criar hábitos de participação e cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade.


Somos uma Eco-Escola

A Escola Básica e Secundária do Cadaval, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, tem participado, desde 2009, no programa Eco-Escolas e tem sido galardoada todos os anos, com o diploma e a Bandeira Verde, por cumprir os objetivos propostos.

Este ano letivo a escola está uma vez mais a trabalhar para que a implementação do programa Eco-Escolas tenha sucesso. “Resíduos”, “Água”, “Energia”, “Floresta”, “Agricultura Biológica” e “Alimentação” são alguns dos temas para os quais se direcionou o referido programa. Além destes temas, têm sido dinamizadas e estão planeadas, outras atividades que se enquadram em áreas afins.

A escola está inscrita em vários projetos promovidos pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa que incluem a “Brigada da monitorização”, “Brigada da Floresta” (na qual se destacam a “Campanha Juntos pela floresta” e “Árvores da minha escola”), “Alimentação saudável e sustentável”, “Hortas Bio na Escola” e “Desafio UHU”. Participa ainda em concursos promovidos por outras entidades regionais e/ou nacionais, como o  “Ecoponto amarelo”, “Missão Ambiente” e “Ventos de Poupança 2”. 


Trabalho desenvolvido em anos anteriores.


Projetos promovidos pela ABAE:

    

 Concursos promovidos por outras entidades:

  

Thursday the 16th. Joomla 2.5 templates.