Escola Básica do 1.º Ciclo / Jardim de Infância de Alguber

Imprimir

EB1 Alguber

 

A Escola Básica do 1º Ciclo de Alguber, localiza-se na freguesia de Alguber, concelho do Cadaval.

O edifício inicial era do tipo Planos Centenários R3, construído em 1974, composto por duas salas de aula, que permitiam a comunicação entre si, através de uma porta interior. O acesso às salas de aula fazia-se através de dois pequenos átrios.

Atualmente a escola está remodelada funcionando 2 salas de 1º Ciclo e 1 sala de pré escolar.

Existe um refeitório, uma biblioteca, 1 sala de professores, 1 sala para prolongamento de horário, 1 sala para cada turma de 1ºciclo (turma 1 e turma 2) e 1 sala para a turma de pré escolar.

A Escola tem também, na parte de trás, 1 pátio coberto para a realização de atividades de educação física ou outras.

Na zona da frente, além dum espaço de parque infantil, existe um espaço para cultivo – pequena horta – e espaço para as crianças brincarem.

No dia 24 de outubro de 2016 realizou-se a inauguração deste novo e aprazível espaço escolar.

A escola localiza-se na freguesia de Alguber, concelho do Cadaval e distrito de Lisboa. Situa-se no sopé da Serra de Nossa Senhora de Todo-o-Mundo. A freguesia de Alguber, tal como as restantes freguesias do Concelho do Cadaval, desde sempre foi considerada uma freguesia predominantemente agrícola, em que os homens se dedicavam essencialmente ao cultivo da vinha, do trigo e da fruta, contando para isso com a ajuda dos filhos e da esposa, que além de colaborar na lide agrícola era também dona de casa.

Contudo, e devido a alterações na economia, e face à crise que se vive na agricultura atualmente, a grande maioria das pessoas optou por arranjar emprego, nesta aldeia, sobretudo numa empresa de serviço temporário ou no lar de terceira idade aqui existente e também na cidade de Caldas da Rainha e na vila do Cadaval, relegando para segundo plano as atividades agrícolas. Atualmente, a agricultura funciona como um pequeno complemento para o orçamento familiar, e na maioria dos casos, as pessoas acabam apenas por produzir apenas aquilo que consomem. Assim, grande parte da população ativa está, neste momento, empregada em fábricas, fruteiras e também em serviços, como por exemplo, lar, câmara, hospitais, etc. No que concerne às senhoras, estas são principalmente empregadas domésticas, embora exista uma grande diversidade de profissões do terciário.

Existe uma Associação que funciona com café, restaurante e salão para festas e eventos.

 

Coordenador/Responsável do Estabelecimento

Celeste Ramalho

 

Alunos

51 alunos

 

Contactos

Escola Básica 1º Ciclo de Alguber

Rua da Escola

2550 - 012 Alguber

Telefone: (+351) 262 741 173

 

Wednesday the 13th. Joomla 2.5 templates.