Escola Básica do 1º Ciclo / Jardim de Infância de Cadaval

Imprimir

EB1/JI Cadaval

A freguesia do Cadaval e Pêro Moniz é constituída pelas povoações de Adão Lobo, Pêro Moniz, Martim Joanes, Vale Francas, parte da povoação do Casal Cabreiro, pelo lugar do Alto do Bacalhau.

A vila do Cadaval, sede de concelho, está situada numa colina e dista 75km a norte de Lisboa, com acesso através da Autoestrada (A-1), sentido Lisboa – Porto, nó de ligação de Aveiras de Cima e  a Via Rápida (A-8) Lisboa – Leiria, nó de ligação de Bombarral.

Nos seus limites administrativos situam-se os concelhos de Alenquer e Torres Vedras (a Sul); Azambuja (a Este); Bombarral e Lourinhã (a Oeste); Caldas da Rainha e Rio Maior (a Norte).

Em termos económicos, a freguesia da Cadaval teve sempre por base o setor primário. Nos terrenos da freguesia, predomina o cultivo da vinha e da pera. De salientar a variedade da  pera Rocha, de grande qualidade, produzida nestes terrenos. Esta zona é por isso denominada o Solar da Pera Rocha.

De destacar o papel importante da COOPVAL – Cooperativa dos Fruticultores do Cadaval, que recolhe toda a produção de fruta desta freguesia e a escoa através de rede nacional e internacional.

Esta é a empresa que mais posto de trabalho cria ao longo do ano, sendo uma grande parte, em período sazonal.

Temos ainda a Adega Cooperativa do Vinho, que recolhe grande parte da produção das vinhas do concelho e de outras zonas, fazendo comercialização do vinho produzido.

Apesar da forte predominância do setor agrícola, os setores secundário e terciário registam  um crescimento considerável. A atividade industrial caracteriza-se pela implementação de algumas unidades empresariais, enquanto as atividades terciárias estão representadas por diversos estabelecimentos comerciais e serviços.

A Santa Casa da Misericórdia é uma instituição de solidariedade social que desenvolve várias valências ao nível não só da freguesia como de todo o concelho.

O edifício da escola básica e jardim é moderno, tendo sido inaugurado no dia 15 de Maio de 2008 e iniciadas todas as atividades nele a 26 do mesmo mês.
É composto por 10 salas de aula distribuídas em dois pisos, 5 no rés-do-chão e 5 no 1º andar, destinadas ao 1º ciclo e 3 salas destinadas ao Jardim de Infância, com instalações sanitárias, noutra ala do rés-do-chão.
A entrada dá acesso à receção, encontrando-se no mesmo piso o refeitório com cozinha, 1 pequena sala do pessoal docente, um gabinete da Coordenadora e uma pequena sala usada para o Ensino Especial. Ainda no rés-do-chão há 2 sanitários equipados para deficientes, e instalações sanitárias para rapazes e para raparigas. (Devido à inexistência de sanitários destinados a professores, funcionários e outros adultos, os mesmos utilizam um dos de deficientes). Há ainda uma sala de arrumos.
No 1º piso há também instalações sanitárias para rapazes e para raparigas e ainda um espaço polivalente, bem iluminado, de boas dimensões, com a possibilidade de se fechar uma parte da sala com um cortinado. Tem mesas, cadeiras, biblioteca, televisão, vídeo, DVD e alguns sofás em acrílico. Este piso tem escadarias de acesso aos pátios de recreio, ao rés-do-chão e ao exterior do edifício e elevador de acesso ao rés-do-chão.
O serviço de refeições é prestado no refeitório da Escola. É um espaço amplo, bem iluminado com capacidade para 90 crianças.
•    Está apetrechado com várias mesas e cadeiras destinadas às refeições e com uma secção de “self-service” que possui banho-maria e refrigeração.
•    A secção de refrigeração possui 3 frigoríficos e 1 congelador.
•    A secção da copa possui uma máquina de lavar loiça.
•    A cozinha possui 2 fornos, 2 fritadeiras elétricas, 1 placa elétrica de grelhados, 4 bicos elétricos e um exaustor
Os prolongamentos de horário funcionam nas salas de atividades após o horário letivo.
O espaço exterior é reduzido para o número total das crianças não tendo material lúdico e adequado para o número de crianças e seu nível etário. Existe uma parte equipada com escorrega, baloiço, labirinto e outros divertimentos para as crianças.
A escola enquanto instituição de ensino, conta com o apoio da Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Centro de Saúde, bem como do Agrupamento de escolas do Cadaval, no qual está inserida. Outras Informações

 

Coordenador/Responsável do Estabelecimento

Carla Jorge Sécio Aires

 

Alunos

238 alunos

 

Contactos

Escola Básica 1º Ciclo c/ Jardim de Infância de Cadaval

Parque dos Lápis

2550-000 Cadaval

Telefone: (+351) 262 690 040

 

 
 
Wednesday the 13th. Joomla 2.5 templates.