Escola Básica do 1º Ciclo de Paínho - Outras Informações

Imprimir

 

A escola localiza-se na freguesia de Painho, concelho do Cadaval e distrito de Lisboa. Situa-se no extremo norte do concelho e a uma distância de 15 Km da sede de agrupamento.
A freguesia do Painho confina a norte com a freguesia de A-dos-Francos (concelho de Caldas da Rainha); a sul com Figueiros (concelho de Cadaval); a nascente com Alguber (concelho do Cadaval) e Landal (concelho de caldas da Rainha); a poente com Vermelha (concelho do Cadaval e Carvalhal (concelho do Bombarral).
A freguesia do Painho é banhada pelo Rio Arnóia, que desagua na Lagoa de Óbidos. Desta aldeia pode-se avistar a serra do Montejunto.
Conta-se pelos mais antigos que o nome desta freguesia tem origem no seguinte facto: inicialmente, este lugar foi habitado por pessoas que vinham de outras localidades, para aqui trabalharem, de entre as quais se destacavam as famílias “Almeidas” e “Farias”. Com esses trabalhadores veio também um padre, que depressa começou a fazer paios muito pequeninos, a que dava o nome de “painhos”. Esses produtos atingiram muita fama e este lugar passou a ser conhecido por Painho.
A freguesia de Painho, tal como o concelho de Cadaval, desde sempre foi considerada uma freguesia predominantemente agrícola, em que os homens se dedicavam essencialmente ao cultivo da vinha, do trigo e da fruta, contando para isso com a ajuda dos filhos e da esposa, que além de colaborar na lide agrícola era também dona de casa.
Contudo, e devido a alterações na economia, e face à crise que se vive na agricultura atualmente, a grande maioria das pessoas optou por arranjar emprego, sobretudo na cidade de Caldas da rainha e na vila do Cadaval, relegando para segundo plano as atividades agrícola. Atualmente, a agricultura funciona como um pequeno suplemento para o orçamento familiar, e por vezes, na maioria dos casos, acabam por produzir apenas aquilo que consomem.

Saturday the 8th. Joomla 2.5 templates.