Escola Básica do 1º Ciclo de Alguber - Outras Informações

Imprimir

A Freguesia de Alguber tem uma área de 19,19 Km2 e uma população de 1010 habitantes. Situa-se no concelho de Cadaval, no extremo norte do distrito de Lisboa, na Estremadura. Localiza-se na base da Serra de Todo-o-Mundo a cerca de 13 Km da Sede do Concelho.
A Freguesia de Alguber é constituída pelos lugares de Alguber, Corujeira, Gouxaria, Adro, Casais da Serra e Casal da Torre, Venda do Freixo e Venda do Marco
É uma aldeia em que predomina uma agricultura de subsistência, cultivando-se fundamentalmente a vinha, os pomares e a silvicultura (eucaliptos).
Alguns habitantes ainda se dedicam à agricultura e silvicultura, mas a maior parte são empregados no sector de serviços e em fábricas, cujas empresas os transportam diariamente para as Caldas da Rainha, Benedita, Carregado, Lisboa, …
Algumas habitantes são funcionárias no Centro Social e Paroquial de Alguber.
A assistência médica é prestada no Centro de Saúde de Figueiros e, em caso de emergência, no Hospital do Cadaval.
É de referir, que no geral, as famílias apresentam poucos recursos económicos.
A aldeia de Alguber tem como motivo de interesse a sua Igreja Matriz do Espírito Santo. Outro aspeto interessante de salientar, relacionado com a Serra de Todo o Mundo, é que esta é de origem vulcânica e na zona é a única totalmente cultivada.

Saturday the 8th. Joomla 2.5 templates.